Os sete pontos vitais para ter uma boa saúde neste 2018

Os sete pontos vitais para ter uma boa saúde neste 2018

Siga estas recomendações básicas, com apoio científico, que são hábitos saudáveis ​​e medidas preventivas para prevenir doenças silenciosas.
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Entre seus propósitos de 2018 você não deve deixar de se manter saudável e vital, porque essa é a base para alcançar todos os seus outros objetivos. O resto vem em adição.

Elmer Huerta, consultor médico da RPP News, nos dá o ABC dos cuidados de saúde. Recomendações básicas com apoio científico, que você deve começar a colocar em prática. Anote!

1. Alimentação saudável Não se trata de se restringir com comida, mas é essencial que você meça as porções . Forneça que a comida não passe pelo anel interno da placa e não sirva para cima. “Muitas cores, frutas e legumes, além de alimentos frescos, ou seja, cozidos no dia, são importantes”, enfatiza Huerta.

Em um artigo anterior, a nutricionista peruana Sara Abu Sabbah explicou que, em condições normais, uma pessoa requer uma média de 2.000 calorias por dia e nos deu as diretrizes para alcançá-la.
Es importante comer alimentos de muchos colores, que incluyen frutas y verduras.
É importante comer alimentos de muitas cores, que incluem frutas e legumes. | Fonte: RPP | Fotógrafo: Getty Images

2. atividade física. Pelo menos 30 minutos por dia, que incluem caminhar ou ir ao ginásio; No caso dos trabalhadores de escritório, o uso de escadas ou estacionar o carro a poucos metros do destino final contribui para a conclusão da caminhada.

O médico esportista Alberto Tejada nos contou como a atividade física deve ser de idosos, de crianças e de 30 anos ou mais.
La gimnasia laboral, las caminatas, ir al gimnasio o subir escaleras, son ejemplos de actividad física.
Ginástica laboral, caminhada, ir ao ginásio ou subir escadas são exemplos de actividade física. | Fonte: RPP | Fotógrafo: Getty Images

3. Não fumar. “É o inimigo número um da saúde pública, causando mortes e doenças em todo o mundo. Há substitutos de nicotina, remédios, mas não fumar, e não permitir que eles façam isso na sua frente deve ser uma decisão “, diz Elmer Huerta, médico oncologista.

Fumar acelera o processo de envelhecimento do cérebro e pode piorar a capacidade de tomar decisões e resolver problemas, disse um estudo publicado na revista Molecular Psychiatry . Mais uma razão para este 2018 se despedir do cigarro. Huerta explica que a manutenção de um lar sem fumo deveria ser uma prioridade para os chefes do lar.
Estudio ha alertado que fumar acelera el proceso de envejecimiento del cerebro.
Estudo avisou que fumar acelera o processo de envelhecimento do cérebro. | Fonte: RPP | Fotógrafo: Getty Images

4. Cheque Anual Lembre-se de que doenças silenciosas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes, causam milhares de mortes por ano. “Eles devem ir ao médico antes que tenham sintomas, para que possam detectar doenças precoces que podem ser corrigidas a tempo”, diz ele. Você sabe, visitando seu médico anualmente deve ser um dos seus objetivos saudáveis ​​para 2018.
Debes acudir al chequeo médico anual antes de que presentes síntomas de enfermedad.
Você deve ir ao check-up médico anual antes de ter sintomas de doença. | Fonte: RPP | Fotógrafo: Getty Images

5. Durma bem. Cada pessoa tem suas horas de sono e deve respeitá-las, ou seja, manter a mesma rotina (a mesma hora de ir dormir e acordar). A má qualidade do sono não para de aprender, diminui a memória, torna-o irritável, afeta o desempenho e os relacionamentos interpessoais, e também pode danificar o sistema de defesa do corpo.

David Lira, diretor do Instituto Peruano de Neurociências (INP), explicou que as horas de sono recomendadas para crianças acima de 1 ano são de 12 a 14 anos, em adolescentes uma média de 10, em adultos de 7 a 9 anos, e em pessoas de mais de 60 anos em torno de 6 a 7. “Acredita-se que quanto mais velho você dorme menos, porque as conexões cerebrais já estão mais desenvolvidas e conectadas.”

Além disso, existem algumas regras de ouro para dormir bem . Por exemplo, o espaço deve estar livre de luz e ruído, sem objetos que possam ser estimulantes ou perturbadores, como o relógio, o telefone celular ou outros dispositivos eletrônicos.
Un ambiente libre de luz y ruido es propicio para lograr calidad de sueño.
Um ambiente livre de luz e ruído é propício para alcançar a qualidade do sono. | Fonte: RPP | Fotógrafo: Getty Images

6. Gerenciar o estresse. Você pode começar por identificar um relacionamento tóxico ou relação de trabalho e também pode evitar dívidas desnecessárias. “Com a ajuda de alguém, você pode ser um profissional em psicologia, detectar quais são as raízes do seu estresse, depois enfrentá-las e resolvê-las. Vivendo em estresse crônico nos faz ter grandes quantidades de cortisol e adrenalina, hormônios naturais que produzem danos a longo prazo para o sistema de defesa, além de irritabilidade e falta de produtividade “, diz o Dr. Huerta.

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Em um artigo anterior, o terapeuta espanhol e especialista em medicina natural Alejandro Lorente propôs sete passos para nos libertar do estresse desnecessário e explicou que há um estresse positivo (eustress) que nos motiva e nos impulsiona a atingir nossos objetivos.
Detecta cuáles son las raíces de tu estrés, para luego enfrentarlas y solucionarlas.
Detectar quais são as raízes do seu estresse, então enfrentá-los e resolvê-los. | Fonte: RPP | Fotógrafo: Getty Images

7. E, finalmente, a saúde mental deve ser um dos baluartes de nosso bem-estar em 2018. Se você acha que os problemas o superam, que pode ter sintomas de depressão ou ansiedade, não hesite em procurar orientação de um especialista. Ir para a saúde mental é importante para o seu desenvolvimento ideal.

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